TÉCNICAS DE ANÁLISE DE RISCOS



A NR-10 define, que em todas as intervenções em instalações elétricas devem ser adotadas medidas preventivas de controle do risco elétrico e de outros riscos adicionais, mediante técnicas de análise de risco, de forma a garantir a segurança e a saúde no trabalho.

É estipulado que sempre que inovações tecnológicas forem implementadas ou para a entrada em operações de novas instalações ou equipamentos elétricos, devem ser elaboradas análises de risco, desenvolvidas com circuitos desenergizados, e respectivos procedimentos de trabalho.

A análise de riscos é um conjunto de métodos e técnicas que aplicado a uma atividade identifica e avalia qualitativa e quantitativamente os riscos que essa atividade representa para a população exposta, para o meio ambiente e para a empresa, de uma forma geral.

Os principais resultados de uma análise de riscos são a identificação de cenários de acidentes das consequências de acidentes para os trabalhadores e para as pessoas que vivem ou trabalham próximo à instalação ou para o meio ambiente.

Os acidentes são materializações dos riscos associados a atividades, procedimentos, projetos e instalações, máquinas e equipamentos. Para reduzir a frequência de acidentes, é preciso avaliar e controlar os riscos a partir, por exemplo, dos questionamentos apresentados a seguir e de suas respostas.

>>  Que pode acontecer de errado?
>>  Quais são as causas básicas dos eventos não desejados?
>>  Quais são as consequências?

As metodologias representam os tipos de processos ou de técnicas de execução dessas análises de riscos da instalação ou da tarefa. Alguns exemplos dessas técnicas são apresentadas a seguir com uma pequena descrição do método.

Conceitos Básicos.

>> Perigo
Uma  ou mais condições físicas ou químicas com possibilidade de causar danos às pessoas, à propriedade, ao ambiente ou uma combinação de todos.

>> Risco
Medida da perda econômica e/ou de danos para a vida humana, resultante da combinação entre a frequência da ocorrência e a magnitude das perdas ou danos (Consequências).

O risco também pode ser definido através das seguintes expressões:

> Combinação de incertezas e de danos;
> Razão entre o perigo e as medidas de segurança;
> Combinação entre o evento, a probabilidade e suas consequências.

A experiência demonstra que geralmente os grandes acidentes são causados por eventos pouco frequentes, mas que causam danos importantes.

Analise de riscos.

É a atividade dirigida à elaboração de uma estimativa (qualitativa ou quantitativa) dos riscos, baseada na engenharia de avaliação e técnicas estruturadas para promover a combinação das frequências e consequências de cenários acidentais. Promovendo medidas objetivas para prevenção e extinção de qualquer tipo de falha na execução dos trabalhos.

Avaliação de riscos.

É o processo que utiliza os resultados da análise de riscos e os compara com os critérios de tolerabilidade previamente estabelecidos. Para que se estabeleça um patamar de prevenção de risco ZERO nas atividades elétricas.

Gerenciamento de riscos.

É a formulação e a execução de medidas e procedimentos técnicos e administrativos que têm o objetivo de prever, controlar ou reduzir os riscos existentes na instalação industrial, objetivando mantê-la operando dentro dos requerimentos de segurança considerados toleráveis.

Considerações de tolerância.

É a situação ou evento de trabalho, onde se foi analisado, avaliado e gerenciado qualquer tipo de possibilidade de riscos, obtendo um resultado positivo de qualquer impossibilidade de ocorrência de riscos elétricos nas atividades em execução, tendo em plena controle e responsabilidade as atividades de trabalho sem eminência de riscos de vida. (Trabalho com segurança total - risco ZERO).


VOLNEI REIS PROJETOS ELÉTRICOS - ENERGIA SOLAR.

"DEIXE SEU COMENTÁRIO, COMPARTILHE, DEIXE SEU LIKE!
FAÇA SUA INSCRIÇÃO E RECEBA OS ASSUNTOS ATUALIZADOS NO SEU E-MAIL.
BAIXE O E-BOOK DE ENERGIA SOLAR."