ILUMINAÇÃO


A eletrificação rural fixa o homem no campo, incentiva a produção, além de trazer conforto, com a conseqüente melhoria da qualidade de vida. Financiado pelo Ministério de Minas e Energia, o Luz no Campo foi o maior programa de eletrificação rural já realizado na América Latina, e um dos maiores do mundo. Em sua primeira fase, o programa irá levar energia elétrica a 1,4 milhão de famílias (90% delas em áreas rurais) até o ano de 2006. Ja estamos e 2012 ja se passaram 6 anos e ainda existem muitas localidades rurais com essa velinha da foto queremos mais investimento de iluminação nas localidades rurais e redes trifásicas também não só transformadores monofásicos a agricultura tem crescer e a energia elétrica tem grande importância nas localidades rurais para influenciar nesse desenvolvimento de culturas naturais e produtivas de alimento em geral. 

Iluminação e acústica são fatores que influenciam diretamente o conforto, a produtividade e até mesmo a saúde dos profissionais no ambiente de trabalho. Uma iluminação inadequada, além de atrapalhar o rendimento das pessoas, também pode deixar uma imagem negativa da sua marca ou empresa junto ao público. Já uma boa iluminação externa, por exemplo, valoriza a imagem da empresa, funcionando como uma forma eficiente de divulgar a marca.

Os projetos de iluminação dos ambientes de trabalho raramente se preocupam com o tipo de tarefa que será realizada no local mesmo existindo a exigência legal da NBR-5413 (Norma de Iluminação) NR-9 (Norma de Prevenção de Riscos Ambientais).
A Tabela abaixo apresenta alguns níveis de iluminância necessários a alguns ambientes e tarefas.
NÍVEIS DE ILUMINÂNCIA PARA INTERIORES (NBR-5413)
AMBIENTE OU TRABALHO
LUX
Sala de espera
100
Garagem, residência, restaurante
150
Depósito, indústria (comum)
200
Sala de aula
300
Lojas, laboratórios, escritórios
500
Sala de desenho (alta precisão)
1.000
Serviços de muito alta precisão
2.000


O aparelho usado para medir a iluminância é o luxímetro como o instrumento digital portátil, com tela de cristal líquido (LCD) da figura ao lado, que realiza medidas da iluminação ambiente em LUX na faixa de 1 LUX a 50.000 LUX.

Dicas de Iluminação do Local de Trabalho
1.     Excesso de luz é um problema comum nas empresas e nos escritórios. Muita luz, no entanto, não significa luz adequada. Pelo contrário, pode atrapalhar e gerar uma sensação de desconforto.
2.     O limite mínimo também deve ser observado. A iluminação da área de trabalho deve apresentar, no mínimo, 500 luxes, o que é fiscalizado pelo Ministério do Trabalho.
3.     Além da iluminação geral, algumas atividades exigem uma iluminação mais pontual na mesa de trabalho (desklight).
4.     O excesso da luz solar deve ser controlado com cortinas e persianas. Há uma tendência em se aproveitar a luz natural, sempre complementando-a com a iluminação artificial.
5.     Ao longo do dia, as pessoas têm necessidades diferentes - normalmente decrescentes - de iluminação. Identificar essa variação pode ajudar no rendimento do trabalho.
6.     Iluminação com cores diferentes torna o ambiente de trabalho menos monótono, causando uma sensação de bem-estar.
7.     Também é possível utilizar recursos de iluminação em paredes, para torná-las mais aconchegantes.
8.     O computador nunca deve receber a luz natural da janela diretamente na tela. O ofuscamento prejudica a concentração e a saúde.
9.     Pesquisa feita nos Estados Unidos demonstrou que aqueles que ficavam perto de janelas tinham 23% menos queixa de dor nas costas, dor de cabeça e exaustão.
10. Remova lâmpadas onde há mais luz do que o necessário, mas certifique-se de manter uma iluminação boa em locais de trabalho para não prejudicar seu desempenho ou evitar acidentes (áreas com máquinas).
11. Realizando a limpeza de paredes, tetos e pisos e utilizar cores claras no ambiente de trabalho e estudo, melhoram a iluminação do local e você se sentirá mais confortável e disposto no seu local de trabalho.
Iluminação Pública

iluminação pública nas cidades é uma atribuição das Prefeituras Municipais; entretanto, é bom que o fazendeiro tenha uma noção dos tipos de lâmpadas mais indicadas, pois a geração de energia, através das microcentrais hidrelétricas está ao seu alcance, desde que em sua propriedade passe um córrego com descarga ou desnível adequados à sua geração.


A Tabela abaixo foi transcrita do site da CEFET-SP e mostra os tipos de lâmpadas mais usadas no Brasil para uso na iluminação pública. A iluminância (representada por E e nas unidades de lúmens por watt), mostra claramente que a lâmpada à vapor de sódio, p.ex., apresenta uma eficiência cerca de dez (10) vezes superior à lâmpada incandescente.
ILUMINAÇÃO PÚBLICA
TIPO DE LÂMPADA
E(lm/w)
Incandescente
10 - 15
Halógenas
15 - 25
Mista
20 - 35
Vapor de mercúrio
45 - 55
Fluorescente tubular
55 - 75
Fluorescente compacta
50 - 80
Vapor metálico
65 - 90
Vapor de sódio

A VR PROJETOS ELÉTRICOS faz projetos de iluminação adequando aos ambientes a LUZ que realmente será necessária para suprir as condições a que forem submetidas seja qual for a área a ser iluminada e o ambiente de trabalho ou particular. Também a VOLNEI REIS PROJETOS ELÉTRICOS faz projetos de redes de iluminação publica em geral.